R

 R

Escola de Jerusálem

Escola de Jerusálem
Visão da Cultura

sexta-feira, novembro 07, 2008

História da Etiopia

HISTORY OF ETIOPIA




A Etiópia, anteriormente chamada de Abissínia, é um dos países mais antigos do mundo, senão o mais. Segundo a tradição, a Monarquia etíope é fundada no ano 1000 antes de Cristo, Davi, Salomão, e da rainha de Sabá. O cristianismo é introduzido pelos Coptas, vindos do Egipto, e torna-se religião predominante no século IV. Na Antiguidade, a sociedade organizava-se em vários reinos, dos quais o império Axumita é o mais conhecido.
A Etiópia resiste à invasão árabe no século VII, à chegada de missionários católicos portugueses no século XV e à tentativa de colonização italiana no século XIX.
ONE I ONE LOVE
Por volta do século XIX, consolida-se uma única monarquia, sob o Imperador Menelik I.
A partir de 1870, a região passou a ser cobiçada pela Itália - Roma, que então procurava juntar-se às demais potências europeias na corrida pela repartição da África.
Em 1896, os italianos dominaram a parte oriental da região, estabelecendo a colónia da Eritreia, no entanto, não conseguiram conquistar a Etiópia." O
rugido do leão eterno"
Tendo sido derrotados pelas forças do Imperador Menelik II, na Batalha de Adwa, a primeira e talvez única vitória militar de uma nação Africana sobre o colonizador europeu, dizendo não a opressão colonialista.


Abaixo um cartão-postal que mostra Negus Menelik - Imperador da Abissínia.
Do lado direito, cartão-postal de 1899, ilustrado com o Imperador Menelik II.
Inteiro postal da Etiópia, com a efígie do Imperador Menelik II. Engraved by E. Mouchon; typographed by Atelier de Fabrication des Timbres, Paris. Impresso em 15/17 de junho de 1896.



Haile Selassie I Ras Tafari.
Em 1930,Rastafari Makonen assumiu o trono etíope, sendo coroado imperador da Etiopia, eleito o Senhor dos Senhores Reis dos Reis, leão conquistador da tribo de Judah, ele é o 225º da linhagem de Salomão, sobrinho-neto do imperador Menelik II, King Haile Selassie (1892-1975) foi o último imperador da Etiópia, Reinando entre 1930 a 1974, Haile I Selassie, com ele está o rugido do leão e vive Onipotente e Onipresente entre eu e eu.
Mesmo tendo promulgado a constituição de 1931, manteve o poder nas próprias mãos, defrontando-se logo com nova ofensiva expansionista da Itália. Teve seu país invadido em 1935, pela Italia, tendo por isso que se exilar.
"O mal, o lado negativo, gananciosos, ambiciosos, regados de mortes em seus atos, mentirosos e ímpios em suas palavras,impetuosos e arrogantes destruidores da paz sempre cobiçaram a África. Principalmente a Etiópia em , solo sagrado, terra abençoada pelo Altíssimo, de Alianças Sagradas, de escrituras sagradas de nossa raiz, como é melhor aos poderosos, como é melhor ao bem estar pessoal deles, como é melhor ao mal, usam o fruto de seu roubo que é a paz a sacramentação de nossa origem a destrõem, a queimam, e o que nos contam, contam baseados neles, baseados nos Papas, nos seus Bispos, que jamais entenderam a essência de Jah Ras Tafari I, pois seus corações visam o ouro, o dourado, para isso destrõem o verde, causando rios vermelhos, quebrando assim a aliança de homem com Deus."
"AMAIS UNS AOS OUTROS COMO A TI MESMOS..."
"A origem está na África, está no rugido do leão de Judah, filho de Jacó.
Ao contrário da primeira vez, os etíopes não resistiram às tropas (agora de Benito Mussolini ) e o país foi ocupado entre 1936 a 1941, tornando-se parte da África Oriental Italiana...
O Reino Unido dá abrigo a Haile Selassie envia tropas à Etiópia, expulsando os italianos em 1941 e reconduzindo-o ao trono. Soldados britânicos ficam no país até 1952.De volta ao poder ele promoveu a reconstrução do país, fez a reforma agrária e adotou nova Carta Magna para o ano de 1955, quando reconheceu o sufrágio Universal.

Com o apoio dos EUA, aliados de Haile Selassie I a ONU decide a incorporação da Eritreia pela Etiópia, numa federação sob a soberania da Coroa Etíope.
A Federação da Etiópia e Eritréia, em vigor entre 1952 e 1962, funciona apenas no papel, pois Haile Selassie não admite autonomia e anexa a Eritréia como Província Etíope. Guerrilheiros eritreus deflagram a luta pela secessão...

Haile Selassie empreendeu uma série de reformas para modernizar o estado, entretanto outro fato, o envolvimento da Etiópia em uma disputa territorial com a Somália, bem como sucessivas revoltas de camponeses, foram desgastando o regime progressivamente.
No final dos anos 60, configurava-se quadro de descontentamento generalizado, alimentado por altas taxas de inflação, desemprego e estagnação econômica.
Durante seu reinado, o país inseria-se nitidamente no Bloco Ocidental, mantendo relacionamento privilegiado com os EUA. Em 1974, foi derrubado por um golpe militar, sendo assassinado no ano seguinte ( indicios de sua morte ainda são mistério ).
Fonte de consulta : http://www.girafamania.com.br/africano/materia_etiopia.html
Editado e Adaptado por Jeffrey Gaspar I.

3 comentários:

  1. Muito interressante
    Jah Rastafariiiiiiiii
    Paz e amor 100pre
    jah bleess

    ResponderExcluir
  2. Damos graças honorável irmão
    Mais Cultura Mais Estudo Mais Amor
    Jahovia Jah Rastafari I my lord and emprees

    ResponderExcluir
  3. Bendito amor de Negus meu senhor.
    Damos graças a JAH por permitir que
    os irmãos possam por meio deste blog
    passar um pouco da cultura real etiope
    africana de JAHOVIA e seu Reino.

    Damos graças.

    Holy Emmanuel I Selassie I JAH Rastafar I

    JAH FABIO NYAHLIFE

    ResponderExcluir

Declaração dos Direitos Universais Indigênas

Arquivos