R

 R

Escola de Jerusálem

Escola de Jerusálem
Visão da Cultura

domingo, janeiro 01, 2012

Imperatriz Menen Asfaw
A esposa de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I
Rei dos Reis da Etiópia
Memorial de Nascimento Imperatriz Menen Asfaw

Por favor note que este trabalho tenha sido digitado a partir do livro original, que foi traduzido do amárico.
Muitas das datas tenham sido incorrectamente traduzida em Inglês, lembre-se o calendário etíope é totalmente diferente do ocidental
Escrito por Michael Yared 25 março 1950 em Addis Ababa Gebre CE.
Traduzido por Gebru Wondie Adane (Addis Ababa University).
Vossa Excelência Imperatriz Menem Asfaw.

Gostaria de preparar este livro para a cerimônia de seu nascimento de 67 anos. Este livro pode não conter toda sua biografia, mas é uma pequena parte dela.
Quando estiver pronto este livro, Vossa Excelência pode reconhece-lo e peço a sua Majestade em estado de temor a apresentar este livro.


Sendo assim, sua bondade e caridade é reconhecida em todo o mundo, eu tenho que transferir o meu conhecimento de suas boas ações para a próxima geração. Tive a sorte de observar o que estava acontecendo em seu palácio quando eu estava aprendendo no complexo da Igreja de São Marcos desde 1916. Durante este tempo eu tinha observado de perto a sua bondade, caridade e boas ações. Isso me forçou a escrever este livro para ajudar os historiadores e dar-lhes fontes.

PREFÁCIO

Eu não tenho nenhuma intenção de ser considerado a nível de um escritor de história. Mas meu interesse é dar fatos concretos para a próxima geração na forma escrita. Como em seu regime a Majestade Imperarial Haile Selassie teve a ajuda de escritores para preservar fatos históricos, eu, vosso servo, gostaria de aproveitar esta oportunidade para colocar este livro como uma lembranda entre gerações. Este pequeno livro pode conter vossas boas obras e eu o estou iniciando depois de eu ter observado a sua caridade e bondade.
Eu sou muito grato a Deus Todo-Poderoso para que eu pudesse realizar este livro. E então eu desejo vida longa ao famoso Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I, Reis dos Reis da Etiópia, para princípes e princesas e toda família. Este não é apenas meu desejo, mas também, um afiado e profundo interesse de todos etiopes para você.
Seu servo Yared Gebre Michael de Wogda (Jirru) Doba.

Quando nos referimos a documentos de história antiga, desde Adão, podemos observar que a luta para o melhor, não é apenas de homens mas que as mulheres muito contribuiram de sua parte para estar ao lado dos homens. Mulheres escarificadas, problemas compartilhados eles mesmos que as tornam sagradas e lhe dão lugar especial na história da humanidade.
Mulheres participaram no campo de batalha com os homens e foram vitoriosas como homens. Algumas mulheres são famosas porque fizeram uma famosa aventura. As mulheres de paz mostram suas habilidades em casa. A história menciona que elas convidam o exército a ter boas relações sociais.
Mais do que em qualquer país, as mulheres na Etiópia,os homens lutam no campo de batalha e são corajosos. Na guerra as mulheres brigam a frente com os seus maridos. Algumas mulheres eram comandantes de exércitos o que as tornaram famosas e seu nome é notado em todo o mundo.


A partir dessas mulheres a famosa Rainha Taitu tem na história um grande lugar. Imperatriz Taitu lutou no campo de Batalha de Adua como um soldado e um comandante do exército antes dos 62 anos.
Em 1924, na fotográfia do memórial de Sua Majestade o Rei dos Reis Haile Selassie I, e Imperatriz Menen, princesa Tanagne Haile Selassie I, príncipe Merid Azmach Asfaw Wasenn, princesa Wolete Israel Syeoum, princesa Zenebework Haile Selassie, o príncipe Makonnen o "Duke" de Harar.
Ao lado da Rainha Taitu, nossa mais ousada Imperatriz Rainha Menen é aquele que é mais bonita naturalmente. Imperatriz Menen e rica Rainha Menen é gentil, humana e temente a Deus.


Ela está sempre com as pessoas para compartilhar problemas e encontrar soluções. Rainha Menen estende a mão para os pobres, todos os etiopes gostam muito dela.

Em 1928, quando Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I foi para a batalha, Imperatriz Menem administrava as pessoas na capital.
Quando o inimigo veio com aviões e bombas, a Rainha Imperatriz Menen encorajou o povo e trabalhou sério.
Na história da Etiópia, ninguêm tem a chance de ter muitos filhos e netos, que ajudam a força da dinastia exceto o Rei dos Reis Haile Selassie e Imperatriz Menen.
Talvez um ou dois filhos podem pertencer aos reis antigos, mas eles não podem provar quão doce e grande são suas crianças seu esforço e sucesso.


Vossa Majestade Rei dos Reis Haile Selassie e Imperatriz Menen, foram abençoados por Deus porque, eles, durante 47 anos de casamento tiveram muitas crianças e jovens. O Rei e a Rainha foram amarrados com a sagrada comunhão. Seus filhos e netos estavam engajados em trabalhos diferentes para estar em serviço para seu país. Está é a história em absoluto e especial para nós que não podemos chegar em qualquer lugar.
Imperatriz Menem desde que ela veio para este mundo em 1883 até 67 anos de idade realizou ações humanas e de caridade. Esta bondade a categoriza como mulher sagrada. Anciãos, Monges da igreja são testemunhas de seus atos sagrados. O escritor também gostaria de explicar sua eterna obra, escrevendo sua biografia nos capítulos seguintes.

Yared Gebre Michael


Majestade e Imperatriz Menen


"A imperatriz Senhora (Woizero) agora Imperatriz Menen nasceu em 25 de março de 1883 na província de Wollo Ambassel na região Égua, "área" de seu pai Jantirar´Asfaw Woisero e sua mãe ´Sehin Michael.
Ela foi batizada na Igreja St George Delba. Seu nome de batismo era "Wolete Giorgis. Menen" o belo nome dado a ela foi por senhoras mais respeitadas.

"Princesa´ Woizero agora Imperatriz Menen foi muito bem cuidada por seus pais, ela teve instruções em casa, como os filhos e filhas da antiga Câmara dos Lordes e Duques". Imperatriz Menen soube sua linguagem nativa, a habilidade de leitura e escrita do amárico. Seus professores de amárico foram Maduna e seu pai Workineh. Educada no ensino acadêmico aprendeu sobre economia doméstica e um giro na tradição etiope.

Desde que ela teve o melhor conhecimento sobre a casa de gestão as pessoas a chamaram de cabeça das mulheres.
Imperatriz Menen é uma encantadora senhora e ninguêm pode competir com ela.
Em 1882, casou-se legalmente e teve duas filhas e dois filhos. Estes são "Woizero´Belaynesh, Jantirar Jantiror Asfaw", "Gebre Egziabher" e "Desta Woizero".


Em 05 de novembro de 1903 iniciou uma viajem a Dessie e chegou em 25 de novembro de 1903 em Addis Abeba. No mesmo ano, em Junho, o então "Dejazmach Tafari" agora Majestade e Imperados Haile Selassie I Rei dos Reis da Etiópia se casou com ela. "Lij" Eyasu era responsável e fizeram um casal. A cerimônia de casamento foi realizada na seguinte condição.

Sagrado Matrimônio

Sua Majestade o Rei da Etiópia, Haile Selassie era o governador de Harar.
Sua noiva princesa Woizero "Menen foi a Adis Abeba. O então Dejazmach Tafari o Rei dos reis da Etiópia Haile Selassie I, foi enviado para Adis Abeba para serviço leal do então Gijazmach agora princípe 'Ras Emiru Haile Selassie' , "Besha Lij Wured." "Kegnazmach Gobaw levaram outros convidados seguindo eles viajaram para Adis Ababa, chegaram com cavalos e mulas em 23 de julho de 1903, em Harar. Quando chegaram o Dejazmach Tafari os esperou em um lugar chamado Hammaresa perto de Harar Kejazmach Tafari foi acompanhado por seus servos fiéis e senhores para recebe-la com respeito. Alêm deste exercíto em Harar estavam em espera da princesa em torno de Awash.
O povo de Harar desejou para o casal uma união sagrada como de Abrãao e Sarah.

Deus à Luz


22 de janeiro de 1905 a primeira filha da princesa nasceu. Esta princesa foi batizada como Kombolcha Marian e seu nome de batismo é Fikirte Marian.
Ela foi nomeada pelo seu pai, com o grande nome da mãe Tegnane Work e chamou-se Tegnane Work Haile Selassie. Princesa Tegnane vai ter muitos filhos e tornar-se avó.


Em 08 de julho de 1908 nasceu o segundo filho "Duke". Este duque foi nomeado por seu pai Majestade Haile Selassie e chamou Asfa Wosen. Ele foi batizado em Adere Tiko Trinity Church e seu nome cristão era Amha Selassie.
Princesa Menen entrega Príncipe Asfa Wosen na cidade de Harar. Até o momento Dejazmach Teferi foi para Adis Abeba. Ela abraça o bebê pequeno e viaja para Adis Abeba. Quando iniciou sua jornada eles chegaram em Qersa. No dia seguinte, a princesa Menen viajou de Qersa para Dire Dawa. A partir de Dire Dawa, viajaram de trem para Awash e chegaram a Akaki em 01 de setembro.
Princesa Menen chegou em Addis Abeba, usando o Faltu "trem" em 02 de setembro. Eles usam Faltu "trem" porque o trem moderno foi introduzido no país. Prince Asfa Wosen tem muitas crianças e crianças grandes.
Em 18 de julho de 1909 a terceira princesa nasceu.
O nome da princesa cristã é dado como Hirute Selassie. E seu nome é Princesa Zenebework. A princesa morreu 15 de marco de 1925 sem ter filhos.


Em 17 de setembro de 1909 príncipe Eyashu foi cassado pelo voto e Dejazmach Teferi promovido ao posto de Ras e tornou-se príncipe herdeiro da Etiópia. Ele tem toda a autoridade para governar Etiópia em nome do povo e a Imperatriz tem um posto de princesa.
Em 17 de outubro de 1909 'Lij Eyasu foi mais atirado em sua autoridade de governar o país. Apesar de seu grande pai, rei Michale fez guerra civil já que ele estava ao lado de seu filho Lij Eyasu Michael. Princesa Menen manteve sua promessa com o marido príncipe herdeiro de Ras Teferi Mekonnen e mostrou sua lealdade a ajudá-lo até o fim.


Em 4 de fevereiro de 1909 Imperatriz Zewditu assumiu a posição de seu pai. Seu pai foi o imperador Menelik II.
Durante esse tempo o príncipe herdeiro "Ras" Teferi Mekonnen tinha iniciado a coroa de ouro e a princesa "Woizero" se tornou a Imperatriz Menen também obteve a classificação de princesa e coroa de ouro.
Em 02 de Outubro de 1912 , a princesa nasceu.
O nome de batismo desta princesa foi Wolete Birhan e seu nome é Princesa Tsehay.
Princesa Tsehay era gentil e disposta a ajudar os pobres. Ela faleceu em 12 agosto de 1934 sem ter filhos.
Havia uma igreja incompleta, Imperatriz Taitu em 1910 que é encontrada no leste em Adis Abeba ao redor de Entoto Tigat. EmpressTaitu disse a Imperatriz Menen para completá-la. Mantendo sua promessa Imperatriz Menen investiu muito dinheiro e construiu a igreja.


Imperatriz Taitu deu este projeto para Imperatriz Menen espiritualmente, pois sabia que a princesa Woizero será Imperatriz Menen no futuro.
Em 16 de março de 1915 o "Mihret Kidane" na igreja começou a sua cerimônia.
A igreja tornou-se mosteiro e chamado "Hamere Noh".
Imperatriz Menen deu sua propriedade ao mosteiro ajudou aqueles que prestavam serviço à igreja.
Este mosteiro é ainda um abrigo para muitos cristãos. Há água benta perto da igreja onde as pessoas imersas bebem. Pessoas de todos os cantos da Etiópia dar graças a Imperatriz Menen para esta água benta.
Em março de 1915 Imperatriz Menen viajou a Jerusalém para visitar, onde Jesus Cristo nasceu. Jesus Cristo pregava o cristianismo e se sacrificou para o bem dos nossos pecados. Imperatriz Menen foi a Jerusalém de trem e navio via Djibouti chegou em Jerusalém. Depois, ela visitou todas as partes de Jerusalém, foi ao Egito para visitar os lugares santos. Ela deu muito dinheiro para os mosteiros e voltou ao seu lugar.


Em 05 de outubro de 1916 Imperatriz Menem entregou o quinto princípe.
O príncipe tomou o nome de seu avô Mekonnen enquanto seu nome cristão era Araya Yohannes.
Orice Mekonnen Duque de Harar, faleceu em 4 de maio de 1949 depois que ele teve cinco filhos.


Em 30 de maio de 1916 Sua Majestade Imperial Haile Selassie visitou a Europa a fim de comunicar a Etiópia, com diferentes estados.
Em 20 de maio de 1908 Majestade Haile Selassie foi salvo do acidente de Harmar e Imperatriz Menen estava orando desejando ao príncipe para voltar para casa com segurança. Imperatriz Menen deu a sua filha Princesa Tenangne Work Haile Selassie para ser casada com Sua Excelência "Ras" Desta Damtew em 07 novembro de 1917.
Em 28 de maio de 1919 a Imperatriz Menen doou uma grande quantia de dinheiro para os pobres filhos e escravos libertos para a construção de escolas. Em 03 de outubro de 1920 sua mãe "Woizero Sihin faleceu em Addis Abeba, na idade de 56 anos. A cerimônia de enterro foi na Igreja Debre Selam Medhane Alem. Em junho de 1920, a Imperatriz Menen visitou a escola Teferi Mekonnen e doou dinheiro, depois de observar diferentes tipos de produtos artesanais.
Em 27 setembro de 1921 Sua Majestade Imperial Haile Selassie da Etiópia promovido como Rei dos Reis do príncipe herdeiro da coroa com plena cerimônia celebrada autoridade. Nesta ocasião Imperatriz Menem mostrou toda sua habilidade ao receber os convidados por oito dias de festa.


A festa é um capítulo histórico que não pode ser esquecido.
Em 18 nov 1921 Imperatriz Menen foi a Djibuti devido a problema de saúde e voltou em 09 de dezembro.

Em 5 de fevereiro de 1921 a Majestade e Imperatriz Zewditu faleceu. Sua Majestade Imperial Haile Selassie assumio a coroa de seu grande pai, o Rei Menelik II. Como resultado disto Imperatriz Menen é promovida da mesma forma que seu marido.

Em 24 de setembro de 1923, Imperatriz Menem fundou uma nova escola para meninas perto de Genete Loul Palace. Isso faz com que as mulheres sejam participativas nas esfera de conhecimento e tecnologia igualmente aos homens. Nesta escola um grande número de senhora tem a oportunidade de aprender.
Muitos alunos tem bolsa de estudos para países estrangeiros, a escola cumprio seu objetivo.
Em 23 de outubro de 1923, (02 de novembro de 1930) Vossa Majestade Imperial Haile Selassie I Rei dos Reis foi coroado na Igreja Menagesha St George, ele permitio que a Imperatriz Menen fosse coroada.


Os convidados de diferentes países receberam o prêmio de uma medalha de prata que tinha a imagem do Rei dos Reis da Etiópia, Haile Selassie I e Imperatriz Menen.

Os caros convidados estrangeiros apreciaram a beleza de Imperatriz Menen.

Em 20 de fevereiro de 1923, a Imperatriz Menem entrega o 6 princípe. O princípe tomou seu nome de batismo de seu pai grande princípe Sahile Aba Dina. Ele foi batizado na Igreja Mekane Selassie, em Addis Abeba.
Em 03 de feveiro de 1924, Imperatriz Menem foi a Djibuti para uma visita e voltou em 10 de fevereiro para Adis Abeba.
"Em 30 abril de 1924 o rei etíope de príncipe Prince 'Merede governo Azmach Asfawosen casa-se legalmente com a princesa Wolete Israel.


Em 11 de novembro de 1925 ela construiu na Igreja St. Hana Furi em sua propriedade. Ela deu um monte de hectares de terras para os padres e diáconos da igreja. Imperatriz Menen também deu a terra urbana para os moradores.
Em 6 de setembro de 1926 a Imperatriz Menen foi para a terra sagrada de Jerusalém para o 2 º tempo. Depois de ter visitado várias Igrejas e mosteiros construída a Igreja da Trindade Santa para os etíopes em sua conta. Ela doou um monte de dinheiro para o mosteiro e clérigos e inaugurou a igreja.

Em 02 de outubro de 1926, ela concluiu sua visita de Jerusalém e voltou para Adis Abeba. Em 19 de maio de 1926 Imperatriz Menen foi para Harar visitar o príncipe Mekonnen Duque de Harar o príncipe cabeça de Harar.
Em 1928, a Itália fascista estava preparado para invadir a Etiópia. Imperatriz Menen reuniu senhoras etíopes para preparar o apoio logístico, material de primeiros socorros e envia-los para o campo de batalha. Ela tinha feito o seu melhor até ao fim.
Imperatriz Menen divulga a agressão às mulheres na Associação Mundial e apelou a todos os Estados-nação do mundo. 13 de setembro de 1928.


Discurso Imperatriz Menen


"Tenho o prazer de apresentar o meu discurso para todas as mulheres do mundo.
Quando a Itália conquistou o nosso povo e país do mundo as mulheres da Associação nos apoiaram a resolver em paz e liberdade. Estamos muito felizes de expressar o nosso profundo sentimento para a associação.
Quando eu estou falando agora, a fim de ser entendida para todos os países a minha princesa filha Tsehaye traduzio o meu discurso para o idioma Inglês.
Durante esse tempo, a Itália nos conquistou injustamente dificuldades vieram e mulheres do mundo deveriam ouvir esta voz.
Ainda que as mulheres do mundo vivem em países diferentes, com clima diferente, todas as mulheres estão relacionadas com a mesma vontade e objetivos. A guerra é angústia e o problema da humanidade, todas as mulheres do mundo estão em diferentes países, raças, religião,e são alvos de atos de violência e d guerra vítimas, de seus maridos, irmãos e filhos A guerra é a destruição da família e pode fazer as pessoas imigrantes. Assim, as mulheres são contra a guerra.


Sabemos que todas as mães italianas e mulheres estéreis podem se preocupar com a guerra, desde que a guerra é boa para nada. Therefore. Portanto, todas as mulheres encontradas no mundo devem impedir a guerra antes que ela traga problemas e sofrimento. Elas devem colaborar com sua voz e pedidos para evitar a guerra antes que o derramamento de sangue venha dos dois lados.
A Etiópia não se acha para atuar no conflito da violência, desejo aqui é manter a paz. A Etiópia tentou resolver pacificamente o conflito nos primeiros seis meses. Em todos os aspectos, a Etiópia tem feito aqui o melhor. Então, nós estamos mentalmentes livres.
Povo etíope congratulou-se com todos os estrangeiros, os hóspedes que vieram para trabalhar de forma pacífica e inocente, o povo etíope deu boa hospitalidade aos estrangeiros e isso foi narrado na história do mundo. No entanto, um Estado é que é vizinho à Etiópia está tentando a controlar e governar. A Etiópia está sempre na linha da paz, enquanto o estado rival está olhando apenas o seus próprios interesses


O inimigo implantou seu exército em torno de nosso país para matar os maridos de nossas mulheres, filhos, irmãos. Nosso povo vive a trabalhar pacificamente sendo temente a Deus, mas o inimigo está tentando devastar a riqueza do país e destruir a nossa família em nome da modernização.
Nós rezamos a Deus para enfrentar este tipo de sofrimento e destruição, se a chamada modernização traz tão grandes problemas.
Assim, a associação que é criada com o objectivo da paz mundial por mulheres que podem exercer influência para trazer paz e estabilidade. Não hesite em que as mulheres do mundo nesta associação podem contribuir muito para resolver este conflito pacificamente.
Oramos a Deus para que a Associação para cumprir sua missão. Nós esperamos que o ato de associação pode trazer resultado vantajoso para preservar a paz e a segurança em nosso país.
No entanto, se a guerra começou, nós mulheres devemos tratar soldados feridos e minimizar os problemas da guerra. Mulheres que vivem em todo o mundo que defendem a paz podem nos ajudar durante o tempo de guerra. Sabemos que estas mulheres ajudam a família sacrificada patriota.


Todas as mulheres do mundo devem lutar para trazer a paz e a justiça. Os oficiais do governo podem guiar na linha de Deus, nós oramos por isso e você pode colaborar conosco. "


Em 18 novembro de 1928 Sua Majestade o Rei dos Reis Haile Selassie I foi para o campo de batalha ao norte Imperatriz Menen ficou em Adis Abeba cuidando de logística preparada enviada para o campo de batalha. Quando o inimigo, o avião bombardeou civis, ela aconselhou as pessoas a tomar cuidado. Durante aviões bombardeavam, ela viajou de carro na cidade dando aconselhamento para incentivar as pessoas com coragem. Além disso, ela tem orado e travaram uma guerra espiritual contra o inimigo.


Em 28 de abril de 1928 no campo de batalha Maichew foi bombardeado e devastado pelo exército italiano, Majestade o Rei dos Reis voltou para a capital para dar a instrução e guia para o resto do povo. Então ele foi para o exterior a fim de apelar à Liga das Nações. Imperatriz Menen também foi para a Europa com ele para ajudar através de conselhos e ideias construtivas.
A partir de 1928 -1933 (1936 - 1941) ficaram na Inglaterra no exílio. Durante esses anos, problemas que estavam rezando dia e noite. Eles sentiram profunda tristeza junto com povo porque o inimigo conquistou a Etiópia. Imperatriz Menen esteve com o rei dos reis Majestade Haile Selassie como um conselheiro. Em 1933 (1941) quando viu a ascensão do Etiópia.
Em 12 de fevereiro de 1929 o exército fascista italiano matou crianças, mulheres e homens idosos. Quando ela ouviu a notícia ela sentiu profunda tristeza para o povo massacrado. Ela soluçou e oraou a Deus por este ato desumano.


Em 27 de abril de 1933 (Maio de 1941 5) Sua Majestade o Rei dos Reis Haile Selassie I, quando ele atingiu a capital com a vitória, ela transferiu a mensagem seguinte por telegrama a Sua Majestade Imperial.


Telegrama

Recebi um telegrama de sua Majestade vitoriosa quando entrou na capital, sua família se dava os parabéns com grande prazer "Dirijo a minha saudação ao príncipe herdeiro Mekonnen.
Depois que o exército invasor foi evacuado de Adis Abeba em 23 de agosto de 1933 Imperatriz Menen retornou de avião acompanhada se sua amada filha, a princesa Tsehay. Desta vez, Vossa Majestade o Rei dos Reis as recebeu no aeroporto. Os moradores de Adis Abeba também as receberam com profunda felicidade.
Em 1934, a Imperatriz Menen foi para a província de Wollo e fez discurso através da princesa Tsehay com o seguinte conselho.


O Discurso de Emperatriz Menen Meus senhores e senhoras.


"Primeiro de tudo gostaria de agradecer ao Senhor Todo-Poderoso para que a nossa bandeira seja substituído.
Nossa patriota voltou com uma vitória depois de cinco anos
Em segundo lugar, qualquer ser humano pode ter um grande prazer quando ele ou ela se juntar com oo seu local de nascimento dela. Com a graça de Deus eu estava ansiosa para ver a minha terra natal Wollo. Estou muito feliz como você depois de 31 anos."
"Depois eu sou muito grato ao povo que me recebeu com muito prazer.
"Todos vocês sabem que este país naturalmente talentoso, que é verde e diferente de qualquer outro país Africano nunca foi abrigo de colônia e foi governado apenas por seus próprios reis.


"Depois de muitas tentativas a Itália fez guerra de propaganda já que ela não pode controlar como antes. Com esta campanha tentaram negar a nossa unidade e dividir nosso povo.
"Existe alguém que não perdeu um parente durante a guerra? Alguns dos nossos cidadãos foram mortos por enxadas, a pá e metralhadoras.
"Deus permitiu que a Etiópia vence-se seus inimigos rapidamente. Nós, as crianças os cidadãos se sentem orgulhosos quando vemos o nosso país livre de qualquer agressão, e estamos muito gratos a Deus Todo-Poderoso.
"Povo etíope tenho uma boa lição da experiência do passado que nos permitem cooperar como mãe de uma criança e amar uns aos outros. Isso fez com que todos os etíopes que lutaram pela independência do país e da liberdade.


"Você viu que as pessoas sem liberdade são vítimas como foi visto durante 5 anos a agressão. Na verdade o nosso povo não odeia os governantes nativos na medida em que mantêm a linguagem costume e tradição do povo. Mas os italianos tentaram impor regras em um sutil caminho. Durante a agressão, embora o inimigo matou o nosso povo, os patriotas foram para o mato e alguns foram para o exterior no exílio. Esta situação surpreendeu o mundo.
"Meus caros nativas e homens suaves de Wollo nosso país foi livre desde 3000 anos atrás. Entretanto, com a ajuda da Inglaterra e da luta feroz dos seus filhos, que libertamos nosso país, a bandeira e o rei da Etiópia para a nossa pátria comum. Temos que ser uma e unida.
"O príncipe selecionado veio em cima de você, nosso amado filho, o príncipe Meried Azmach Asfa Wosen está com você. Mesmo quamdo eu estava separada há 31 anos [fisicamente é impossível dizer que eu estava vivendo alienados de eu de você. Eu fui com você espiritualmente.
"Nosso filho amado é o seu governador. Eu acredito que você pode ser muito feliz quando eu contar-lhe esta informação." Você pode atender-lhe leal e gentilmente, por outro lado, ele pode compartilhar o seu problema e ajudá-lo. Ele pode administrar através da Boa Justiça - Por favor, dê-lhe conselhos para ajudá-lo a qualquer momento.


"Vamos manter a nossa boa terra fértil. Deixe Deus permitir que viva a nossa bandeira." Aqui ela terminou seu discurso. Neste momento, senhoras e senhores e crianças no evento em Wollo tocaram seu coração com grande alegria pelo seu discurso.
Em 1934 Imperatriz Menen reconstruio a Escola Menen para meninas e tornou possivel o reinicio Acadêmico para meninas.
E, 15 de Novembro de 1934 Imperatriz Menen foi de trêm para Harar e ficou lá até dia 05 de Dezembro para visita a diversar partes de Harar. Então depois de sua visita ela voltou para Adis Abeba, capital da Etiópia.


Em 18 de abril de 1934 sua filha princesa Teshay Hailu Selassie foi dada em casamento legal ao Coronel Abiy Abebe que agora é promovido a Brigadeiro-General.
Princesa Teshay morreu em 12 de Agosto de 1934 sem ter tido filhos.


Em 26 de Maio de 1934 Imperatriz Menen visitou a Associação de Mulheres da Etiópia. Outra vez ela visitou a escola Tensae Birhan que foi criada para crianças pobres e doou dinheiro para reforçar a escola Em 11 de Novembro de 1935, após a visita na Associação das Mulheres da Etiópia. E deu conselhos de como a Associação poderia fortalecer-se.

Em 1 de julho de 1935 ela inaugurou a escola de artesanato que foi criada para trabalhar diferentes produtos.
Imperatriz Menen era ativa na promoção nas questões das mulheres da Etiópia, foi padroeira da Cruz Vermelha Etiope, e da Organização Beneficiente das Mulheres da Etiópia. Ela também foi patrona da Sociedade de Jerusálem, que conseguio peregrinações a Terra Santa. Ela fundou a escola Imperatriz Menen para meninas em Adis Abeba, a primeira escola para meninas que tinha ingresso de alunas todos os dias. Meninas de todo o império foram trazidas para a escola para receber uma educação moderna, encorajadas pela Imperatriz que as visitou muitas vezes e presidiu cerimônias de graduação. A imperatriz deu generosamente programas para assistência de pobres, doente e deficiêntes. Ela também era uma mulher devota e religiosa que muito fez para apoiar a Igreja Ortodoxa Etiope. Ela construiu, renovando e dotando numerosas igrejas na Etiópia e na Terra Santa.


Se destacam o St. Raguel Igreja em Adis Abeba do distrito de Merkato, o Mehret Kidane (Nossa Senhora da MIsericória Aliança), Igreja do Monte Etonto, e o Mosteiro da Santissíma Trindade, às margens do Rio Jordão, na Terra Santa. Ela deu generosamente seus fundos pessoais para a construção da Nova Catedral de Santa Maria de Sião em Axum, mas não viveu para ver ela completa.
Quando a Imperatriz foi exilada da Etiópia durante a ocupação italiano em 1936-1941, ela fez promessa...prometendo dar.
Sua coroa a igreja se a Etiópia fosse libertada da ocupação. A Imperatriz fez numerosas peregrinações sitios santos, em seguida ao governo britânico na Palestina, na Síria e no Líbano, duarente seu exílio para orar pela pátria ocupada. Após o retorno do Imperador Haile Selassie e sua família para a Etiópia em 1941, uma réplica da coroa foi feita para Imperatrizes futuras, mas a coroa original que a Imperatiz Menen foi coroada tendo do seu lado seu marido em 1930 foi enviada para a Igreja da Natividade em Belém. Imperatriz Menem embora muitas vezes vista vestindo uma tiara em eventos públicos chamados por ele, nunca mais usou uma coroa.


Imperatriz Menen realizou perfeitamente seu papel como Imperatriz companheira, em seu papel público ela combina piedade religiosa, combinada a preocupação com causas sociais, e deu suporte para esquemas de desenvolvimento junto ao estatus de Vossa Majestade Imperial.
Exteriormente ela era uma esposa obediente, visitando escolas, igrejas, exposições e modelos de plantações, participativa de eventos públicos e estatais ao lado de seu marido. Ela não tomou nenhuma posição pública sobre assuntos políticos ou políticas. Nos bastidores no entando., ela foi assesor de maior confiança do Imperador, em silência oferecendo conselhos sobre toda uma gama de questões


Fonte de pesquisa: [http://rastaites.com/HIM/menen.htm] em 01/01/2012
Traduzido e Adapatado por Hon Profeta Jeffrey Gaspar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos Universais Indigênas

Arquivos