Marcus I Selassie I Jah Rastafari I.
Metas e Objetivos da U.N.I.A - Marcus Mosiah Garvey
Carnegie Hall, 23 de Fevereiro de 1923.Senhor Presidente e cidadões companheiros: Eu estou aqui esta noite como Preseidente-Geral da Universal Negro Improvement Association para explicar as metas e objetivos desta Organização e defender estes princípios. Mais de cinco anos atrás a Universal Negro Improvement Association colocou-se diante do mundo como o movimento atráves do qual o novo e crescente Negro daria expressão de seus sentimentos. Esta Associação adopta uma atitude não de hostilidade para com as outras raças e pessoas de todo mundo, mas uma atitude de auto-respeito dos direitos humanos em nome dos 400.000.000 Negros no mundo.
MUITOS EQUÍVOCOS SOBRE A U.N.I.A.
Em defesa dos princípios desta Associação encontramos que temos sido muito incompreendidos e muito deturpados por homens de dentro de nossa própria raça, bem como outros de fora. Qualquer movimento de reforma que busca trazer mudanças para o benefício da humanidade está fadada a ser mal interpretada por aqueles que tem sempre se encarregado para administrar e para conduzir o infeliz - para conduzir e para direcionar aqueles que podem ser colocados em temporária desvantagem. Têm sido assim em todos os outros movimentos, quer seja político ou social; portando nós da Universal Negro Improvement Association que a conduzimos não nos sentimos de forma alguma constrangidos sobre esta deturpação, estas deturpações tanto quanto as metas e objetivos da Universal Negro Improvement Association caminham. Mas aqueles que provavelmente teriam levado o anuncío deste grande movimento têm sido levados a acreditar que este movimento não visa desenvolver o bem da raça, mas dar expressão ao que é mais destrutivo e mais prejudicial para a sociedade e para o governo.
A NEGAÇÃO DAS DETURPAÇÕES
Estou aqui esta noite para negar estas deturpações. Eu estou aqui para remover o equívoco que foi criado na mente de milhões de pessoas de todo o mundo em relação a Universal Negro Improvement Association.
O QUE A U.N.I.A. REPRESENTA
A Universal Negro Improvement Association representa uma grande fraternidade; A Universal Negro Improvement Association respresenta dos Direitos Humanos, não apenas dos Negros, mas de todas as raças. A Universal Negro Improvement Association acredita nos Direitos mas não apenas para a raça Negra, mas para a raça branca, a raça amarela e a raça marrom. (Aplausos) A Universal Negro Improvement Association acredita que o homem branco têm todo direito a ser considerado, o homem amarelo têm todo direito de ser considerado o homem marrom têm tanto direito de ser considerado bem como o Negro da África. Em vista do fato que o homem Negro de África têm contribuido tanto para o mundo como o homem branco da Europa, e os homens marrons e amarelos da Asía, Nós da Universal Negro Improvement Association exigimos que o homem branco o amarelo e o marrom deêm ao homem Negro seu lugar na civilização do mundo. Nós pedimos nada mais que a calça de 400.000.000 de Negros. Nós não estamos procurando, como eu disse antes para destruir ou perturbar a sociedade ou o governo de outras raças, mas estamos determinados que 400.000.000 de nós devemos nos unir para libertar nossa Terra Mãe das garras do invasor. (Aplausos) Nós da Universal Negro Improvement Association estamos determinados a unir 400.000.000 de Negros para suas próprias industrías, sua emancipação política, social e religiosa. Nós da Universal Negro Improvement Association estamos determinados a unir 400.000.000 de Negros no mundo para dar expressão ao seu próprio sentimento; nós estamos determinados a unir 400.000.000 de Negros no mundo com o propósito de construir uma civilização própria. (Aplausos) E neste desejo, queremos unir os 15.000.000 dos Estados Unidos, os 180.000.000 das India Ocidentais nas América do Sul e Central, e os 200.000.000 na África. Nós estamos olhando para a liberdade política no Continente Africano, a terra de nossos pais.
NÃO PROCURAMOS GOVERNO DENTRO DE OUTRO GOVERNO
A Universal Negro Improvement Association não procura construir um ouro governo dentro dos limites ou fronteiras dos Estados Unidos da América. A Universal Negro Improvement Association não procura interromper qualquer sistema organizado de governo, mas a Associação está determinada a trazer juntos os Negros para a edificação de uma própria nação, E por que? Porque fomos forçados a isso. Nós fomos forçados para que todo o mundo, não apenas a América, não apenas a Europa, não apenas o Império Britânico, mas onde sempre a falta do homem acontece.
A DIFERENÇA DA U.N.I.A. E OUTRAS ORGANIZAÇÕES
A diferença entre a Universal Negro Improvement Association e outros movimentos neste país e provavelmente no mundo é que a Universal Negro Improvement Association procura a indepêndecia de governo, enquanto outras organizações visam fazer o Negro parte secundária dos governos existentes. Somos diferentes das organizaçães da América como a Associação Nacional do Avanço para as Pessoas de Cor porque buscam subordinar o Negro com uma secundária consideração na grande civilização. A N.A.A.C.P. sabe que na América o Negro nunca vai chegar a sua maior ambição; e sabem que o Negro na América nunca vai ter todos os seus direitos constitucionais. Todas as organizações que estão promovendo a melhoria do Negro no Império Britânico sabem que o Negro no Império Britânico nunca vai chegar a altura de seus direitos constitucionais. O que eu quero dizer com os direitos constitucionais na América? É o Negro atingir a altura de sua ambição neste país - É o homem Negro fazer todos seus direitos constitucionais na América - então o homem Negro deve ter a mesma chance na nação como outro homem para tornar-se Presidente da Nação ou ter uma rua mais limpa em Nova York. Se o homem Negro no Império Britânico tivesse todos os seus direitos isto significa que o Negro no Império Britãnico deveria pelo menos ter o direito de se tornar Premier na Grã Betanha, como ele tem que ser um gari na cidade de Londres. Eles estão preparados para nos dar tais igualdades políticas? Nós não estamos pedindo para a Associação Nacional responder está pergunta para nós; podemos responder por nós mesmos. Você e Eu podemos viver nos Estados Unidos da América por mais de 100 anos e nossas gerações por mais 200 anos ou por 5.000 anos enquanto à uma população Preta e Branca, quando a maioria é do lado da raça branca, Você e Eu nunca teremos justiça política ou igualdade neste país. Então por que deve um homem Negro com sua ambição de subida depois de ter se preparado em todas formas possíveis para dar expressão ao que sua ambição permitir seja mantido abaixo por preconceito racial dentro de um país? Se Eu sou tão educado como o outro homem, se Eu estou tão preparado como o outro homem, se eu passei pelos melhores escolas e colégios, faculdades e universidades como os outros companheiros, porque eu não deveria ter uma chance justa de competir com o outro para maior posição na nação? É ai que a Universal Negro Improvemente Association se difere da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor. Esta Associação sabe muito bem que o Negro nunca irá ocupar outra coisa senão uma posição secundária nos estados Unidos. O tempo nunca virá para o homem Negro vir a ser Presidente dos Estados Unidos. O tempo nunca virá para o homem Negro vir a ser secretário de estado da nação, nem ser procurador geral dos Estados Unidos. Por que então eu tenho que limitar minha ambição a ser garí enquanto o outro é o Presidente dos Estados Unidos? Eu tenho sentimentos, eu tengo sangue, eu tenho sentidos como os outros, eu tenho ambição, eu tenho Esperança. Por que eu deveria, por causa de algum preconceito racial, manter-me no chão e porque eu deveria ceder a ele o direito de subir encima de mim e se estabelecer como meu mestre permanente? Deus jamais criou um mestre para a raça humana. Deus criou todos os homens iguais, indepedentemente de ser negro, amarelo, branco ou marrom.
O NEGRO LEVANDO PARTE NO REAJUSTE
E agora que o mundo está se reajustando politicamente, agora que o mundo está se reajustando socialmente, a U.N.I.A. convida 400.000.000 de Negros em todo mundo a ter sua parte neste reajuste. O reajuste que nós procuramos não é o que ira manter o Negro um lacaio, um peão, um servo ou um escravo, mas o reajuste que visamos é ter uma parte em que levantará o homem de cor a um padrão como todas as outras raças como em todo mundo. Eu me recuso a invalidar minha ambição, e todo verdadeiro Negro se recusa a invalidar a sua ambição de se adequar a qualquer um, e a U.N.I.A. decide se a América não é suficientemente grande para dois presidentes, se a França não é suficientemente grande para, se a Inglaterra não é suficientemente grande para dois reis, então não vamos brigar sobre o assunto; vamos deixar um presidente na América, vamos deixar um rei na Inglaterra, vamos deixar um presidente na França, e teremos um presidente na África. Consequentemente, a Universal Negro Improvement Association não pretende interferir com os sitemas sociais e políticos da América; a U.N.I.A. não pretende interferir com os sitemas sociais e políticos da França, mas pelo regime das coisas hoje, a U.N.I.A. se recusa a reconhecer qualquer sistema político ou social em África exceto o que estamos prestes a estabelecer por nós mesmos. Eles me chamam de anaquista; eles chamam-me um Bolchevique. Se a anarquia significa África livre e unidade Africana à aqueles que não têm direitos , se bolchevismo significa expulsar de África aqueles que não têm direitos existentes lá. então eu sou um bolchevique e um anarquista e um radical todos os rolos em um.
SEM APOLOGIA AO PROGRAMA
Eu não tenho nenhuma apologia para o programa da Universal Negro Improvement Association. O programa da U.N.I.A. foi o programa do homem cujo aniversário nós celebramos ontem (22 de Fevereiro). O programa da U.N.I.A. de liberdade e independência da África foi o programa de George Washington a 14/57 anos atrás. Estou satisfeito por fazer parte do mesmo sistema político de George Washington. Se ela um radical, então eu sou um radical; se ele era um anarquista, então eu sou um anarquista, se ele fosse qualquer outra coisa do que aquilo que nós saibamos que ele seja, então é o que sou também. Porque o que Washington desejou para a América durante 40 anos atrás é exatamente o que a U.N.I.A. deseja para a África agora.
NÃO TENHA MEDO DO TRABALHO
A diferença entre a Universal Negro Improvement Association e os outros movimentos chamados Negros é está: Que a U.N.I.A. não têm medo do trabalho e seus trabalhadores não têm medo do trabalho. A diferença entre estas organizações é que uma é composta por um grupo de trabalhadores e a outra é constituída por um grupo de homens preguiçosos. Eles criticam Marcus Garvey e a U.N.I.A.; criticam o programa de liberação africana porque eles sabem que é um grande trabalho, e é um trabalho de um homem, e eles não estão preparados para o trabalho de um homem. Você não pode ir sobre a libertação de uma raça - você não pode ir libertar um país e estabelecer uma nação em meias de seda. Você fala sobre música, arte e literatura com os homens, tais como Du Bois e Weldon Johnson orgulhosos em fazer. Uma nação não foi fundada em primeiro lugar na literatura ou na escrita de livros; é fundada sobre os esforços dos reais trabalhadores é ai que diferem da N.A.A.C.P.Eles nós chamam de brutos, ignorantes e analfabetos e mantem-se como luminares, chamando-se graduados de faculdades e universidades, e senhores cavalheiros. Ora, me surpreende saber que temos tantos cavalheiros Negros hoje em dia. Este termo "cavalheiro" é uma marca de distinção; não é uma coisa que se presume; isto é uma coisa que é merecida. Eles nos chamam de ignorantes; eles nos chamam de pessoas comuns. Quem os fez diferentes de nós? Você entende de onde vêm a diferença entre o povo e entre classes? Vejamos a ordem da sociedade. O homem que é considerado como um aristocrata é aquele que tem merecido serviço a sua raça ou ao seu país. Isto não é uma coisa que você pode assumir. Eu quero Du Bois e Weldon Johnson entendam que essa aristocracia e a nobreza não são coisas que se pode presumir, caso contrário todos nós seriamos aristocratas, todos nós seriamos cavalheiros e nobres; mas na ordem da sociedade à uma classe erguida encima de outra por causa de seu serviço a humanidade. Qual a contribuição que estes companheiros fizeram para o avanço de nossa raça para com que sejam diferentes de nós? (Gritos de "Nenhuma! Nenhuma!)
A OPORTUNIDADE PARA O SERVIÇO
A oportunidade para o serviço são agora, não daqui cinquenta anos, não daqui cem anos, não daqui duzentos anos. Quando os historiadores de nossa raça escreverem sobre as realizações da raça nós puderemos encontrar um Napoleão Negro, cuja imagem nós podemos colocar no Hall da Fama na África, quando poderemos encontrar um Bismarck cuja imagem se pode pendurar no Museu de Arte na África, quando poderemos encontrar daqui uma centena de anos a partir de agora netos de alguns Negros dos dias atuais, que atráves do martírio e sacrifício ou do trabalho contribuíram para esta raça, então vamos falar de nobreza e aristocracia. Dr. Du Bois, eu quero que você entenda que o tempo de serviço para sua raça é agora, não imitar a grande raça branca, não para pedir igualdade social com a raça branca, porque o mesmo reflete ao mais baixo dos Negros. O Negro é orgulhoso demais para desejar qualquer outra coisa que a sua própria compania. Portando nós da U.N.I.A. não falamos nada sobre igualdade social com a raça branca, porque acreditamos que um homem têm o direito de se associar com quem ele quiser, e eu realmente não quero me associar com ninguêm, exceto com aqueles que parecem comigo, exceto em negócios e nas associações necessárias para que possamos realizar, não para o bem apenas da raça, mas para o bem da nação. Deixe-me dizer ao Dr. Du Bois e todos aqueles que estão aqui esta noite que o tipo mais elevado de Negro não é o Negro que busca com ambição igualdade social com outras pessoas, mas que o maior tipo de Negro é aquele que está satifesito consigo mesmo. (Aplausos); o Negro não gostaria de ir para o clube do homem branco e dançar com as filhas dos homens brancos, como Du Bois quer fazer; o Negro está satisfeito com seu próprio clube e com suas próprias mulheres, que acredita que tudo que é belo é refletido em nossa Raça. Se houver aristocracia deve ser encontrada entre o grupo de pessoas que se sentem desta forma. A U.N.I.A. tem que se por de pé porque acreditamos que o momento é oportuno e se perdemos este momento perdemos tudo.
NÃO PREGAR O ÓDIO
Eu acredito que todo o mundo vai entender que não estamos pregando uma propaganda de ódio contra niguêm. Nós amamos o homem branco; nós amamos a humanidade; porque sentimos que não podemos viver sem o outro. O homem branco é tão necessário para existência do Negro for necessário para sua exitência. Existe uma relação comum que não podemos escapar. África tem certas coisas que a Europa quer e Europa tem certas coisas que África quer, e se um justo e quadrado deve trazer o branco e o preto uns com os outros, é impossivel para nós fugirmos disto. África tem petróleo, diamantes, cobre, ouro e borrachae e todos minerais que a Europa quer, e deve haver algum tipo de relacionamento entre a África e a Europa para um troca justa, por isso não podemos nós dar o luxo de odiar ninguêm. Nós queremos certas coisas da Europa e a Europa que certas coisas que temos. Nós não estamos pregando o ódia a todos, porque se vamos contruir uma nação temos de ter associação com outros. Posteriormente será visto o quanto nós amamos o homem branco e que vamos formar uma aliança com ele. Essa é a razão pela qual amo a América. Eu amor a América porque é bastante liberal em dar uma oportunidade ao Negro para dar expressão aos seus sentimentos e sua alma palpitante.
O GOVERNO NÃO COMBATE A U.N.I.A.
A luta contra a U.N.I.A. não é feita pelo governo, ela e feita por um grupo pequeno de Negros que percebem que suas ocupações se foram - um pequeno grupo de Negros que nós venderam ao homem branco há mais de cinquenta anos para nos deturpar para o homem branco. O homem branco não deve ser responsabilizado pelo que lhe foi dito sobre nós. Em suas pregações estes chamados nossos líderes disse-lhes que estavam satisfeitos com tudo que eles estavam preparados para dar e que o homem branco estava satisfeito em circuncrever-nos com seu próprio desejo e sentimento. Eles têm que pagar por esses cinquenta anos atrás e esses companheiros têm recebido o pagamento. Agora que eles percebem que a U.N.I.A. chegou em cena para dar uma interpretação fiel ao espiríto do Negro e que não está em sintonia com o que disseram antes, eles estão lutando contra a Universal Negro Improvement Association de um modo para evitar que o homem branco escute o que a U.N.I.A. representa. Mas a UN.I.A. fez barulho suficiente para o mundo inteiro ficar sabendo que o Negro só pede uma oportunidade para mostra de que o material do que é feito é a corajem. Nós provamos que somos feitos em França e nos Flanders e vamos provar nos campos de batalha da África em um desses dias de multa. Você pode me achar um radical; você pode pensar que sou estranho, mas o que você pensa, é o que você espera ?
LIBERDADE NÃO SE GANHA MEDIGANDO
Liberdade não se ganha mendigando; não é ganha por rezar por ela; é lutar por vitórias e as vezes morrer. Isso é como nos diferenciamos novamente de outras organizações; eles acreditam em petições e reuniões de massas; nós acreditamos em uma organização sólida quando todos estão prontos para fazerem uma grande, e longa marcha. Em vez de dissipar e desperdiçar nossa energias aqui e ali como quinze milhões na América, doze milhões na Indias Ocidentais, dez milhões na América Central e América do Sul, nos reuniremos como quatrocentos milhões de Negros e em seguida procuramos as coisas que nós queremos. Esse trabalho que é muito para esses companheiros. Não significa que os líderes deste movimento que estão indo obter sua recompensa nos tempos e dias de hoje, queiram tudo o que vem a eles agora. Essa é apenas a diferença. Marcus Garvey poderia estar em uma organização como a N.A.A.C.P. se ele estivesse satisfeito em receber um cheque de qualquer filantrópico cada seis meses ou uma vez por ano, ou receber um salário de cinco mil por ano, e viver o melhor entre os Negros e chamar-se um "dito" aristocrata. Isso é o que se chama um trabalho fácil, mas Marcus Garvey não quer um trabalho fácil. O trabalho de Marcus Garvey significa que as vezes ele deve estar na cadeia, provavelmente as vezes fora dela; e que as vezes Marcus Garvey não é o único na prisão, mas ele deve morrer prematuramente para a causa que precisa de assitência. A cadeia não é nada para Marcus Garvey e para aqueles que conduzem a causa da liberdade do Negro. Se eles tivessem apanhado George Washington de 14-67 anos atrás ele não só teria sido preso em uma cela, mas não iria morrer no momento que o fizeram, ele fugio e ele se tornou o maior americano. Se eles tivevem apanhado Lenin e Trotsky antes que deles lograrem, eles não teriam falado e escrito sobre o socialismo; eles teriam sido enterrados no chão a vários anos, mas eles fugiram. Roger Casement, da Irlanda não fugio com eles; ele perdeu a cabeça; MacSwiney morreu na prisão. Gandhi, da India conseguio fugir com eles. Os homens da N.A.A.C.P. que criticam a U.N.I.A. não existe nenhum deles desde seu presidente a sua secretária que ja tiveram a oportunidade de estar a dez kilometros de uma prisão. Alguns líderes, que lutam pela liberdade do povo, do povo oprimido se tornam mártires massacrados em todo o mundo, e os dirigentes acham que o mais proximo que devem estar do povo é em um salão de tapetes e almofadas. No entando, Du Bois se julga um aritocrata porque ele tem uma idéia errada de comando. Antes de uma raça ser estabelecida deve-se criar uma nação, não há aristocracia dentro desta raça ou entre essas as pessoas, porque aristocracia não é basiada em pressuposto, é construída em serviço. Quais serviços Du Bois prestou a raça? Quais serviços Weldon Johnson prestou a raça? Cobrem Du Bois, e se ele não consegui-se os seus seis ou sete mil doláres por ano da N.A.A.C.P., eu tenho certeza que ele teria a deixado a muito muito tempo atrás. Se Weldon Johson não recebe-se o cheque todo mês para seu serviço, eu tenho certeza que ele teria procura trabalho muito muito tempo atrás, e eu baseio minha suposição sobre os atos de Pickens. Pickens ao mesmo tempo não estava em boa posição com a N.A.A.C.P.; ele queria maior pagamento o que não deram para ele. Ele pensou que a U.N.I.A. teria pago a ele mais do que estava recebendo; ele voltou e disse-lhes o quanto que lhe dariam e levantaram seu salário a mais do que aquilo que lhe ofereciam. Este é o tipo de líderes que temos em outras organizações. Aqueles que lideram a U.N.I.A. no Conselho Executivo, hoje e as vezes passam o ano inteiro sem salário, mas nós trabalhamos de forma honesta e fiel devido a convicção e a fé que temos em nossa raça.
UMA ASSOCIAÇÃO DE SACRIFÍCIO
A diferença entre a N.A.A.C.P. e a U.N.I.A. é uma, uma é Associação de sacrifício, uma associação em que seus líderes estão preparados não apenas por cinco, mas para morrer, para as realizações das metas e objetivos. Devo ser diferente de Du Bois pois estou preparado para ir ao limite. Eu não tenho nenhuma razão para temer ir a cadeia, ou medo de detenção pelo governo. Não há governo no mundo que possa dizer Marcus Garvey tinha alguma coisa na vida privada para fazer com que a policia chegue a dez milhas perto de sua porta; o único problema que eu deveria estar vem de meus serviços para a U.N.I.A. e os meus serviços para a raça. Estes homens não são apreciativos destes serviços: o respeito que eles tem para o homem que tenha pago o preço é criticar e condena-lo. Homens que sofrem e morrem pelo humanidade não são tratados desta forma. Todos aqueles que têm inteligência suficiente e educação, enxergam a verdade. Qualquer emancipação não vem atráves da avenida da facilidade, não vem em uma cama de rosas; se trata de sacrifícios, e para aqueles que levam a Universal Negro Improvement Association estejam preparados. Agradeço a vossa presença aqui hoje a noite, e pelo apoio que deram a esta Organização em todos os momentos, e eu sinto isso, que quando finalmente os julgamentos deveram ser aprovados pelo preto e pelo branco, você vai perceber que a U.N.I.A. atráves de seus líderes presente momento fez o seu dever e fez bem. (Fortes e Prolongados Aplausos)
Impresso na New Word em 3 de Março de 1923 - Manchete original omitida. > Possivel referência ao papel de George Washington no Congresso Continental em 1776.
Texto disponivel no site: [http://www.marcusgarvey.com/] em Quinta-Feira, 8 de Abril de 2010 às 22.58 p.m.
Traduzido e Adaptado por Jeffrey Gaspar.
Um só Deus, Um só Caminho, Um só Destino.
Marcus I Selassie I Jah Rastafari I
Nenhum comentário:
Postar um comentário