R

 R

Escola de Jerusálem

Escola de Jerusálem
Visão da Cultura

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Haile Selassie na Liga das Nações, 1936

King Selassie Jah Ras Tafari I.

Durante, 44 anos, tempo em que foi Imperador da Etiópia, Haile Selassie destacou-se entre todos os líderes mundiais que militaram em favor de um mundo melhor.
Entre os chefes de estado africanos, foi o principal articulador da realização do ideal de uma África livre e desenvolvida.
Empreendeu viagens diplomáticas a numerosos países, chamando atenção para as questões da Etiópia e do continente como um todo.
Seu apelo, "Olhem para a África", frutifica até hoje, inspirando movimentos negros, mantendo a África como uma força fundamental na equalização das forças socio-políticas atuantes no planeta.
Abaixo, estão relacionadas algumas das falas de "Haile Selassie", que jamais temeu tocar no nome do Altissimo nas tribunas nacionais internacionais. Nos exemplos aqui relacionados a impõe-se, notavelmente, a atualidade ds idéias do Leão da tribo de Judah.

MAIS PAZ MAIS LUZ MAIS RESPEITO E DEVOÇÃO

"Além do Reino de Deus, não há governo humano que tenha mais mérito que outro. Mas, nesta Terra, quando um governo poderoso acredita que está certo eliminar outra nação, contra a qual nenhuma ofensa possa ser imputada, então chegou a hora do prejudicado trazer os males que vem sofrendo perante a Liga das Nações. Deus e a História estarão observando, como testemunhas, o julgamento que será dado aqui."
(Primeiro pronunciamento de Haile Selassie na Liga das Nações, 1936).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos Universais Indigênas

Arquivos