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Escola de Jerusálem

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Visão da Cultura

domingo, março 13, 2011

Marcus Garvey e a U.N.I.A. -

Marcus Garvey e a U.N.I.A.


Os historiadores da África e do Caribe estão chegando a considerar Garvey como uma figura fundamental no despertar de movimentos nacionalistas modernos em oposição à dominação colonial européia. Numa conferência de comemoração do centenário Garvey realizada na Jamaica, em 1987, Horace Campbell enfatizou esse ponto.


A UNIA. . . .foi o movimento de massa mais dinâmico além das fronteiras territoriais entre os povos Africano [durante] deste século. Agora, cem anos depois do nascimento de Garvey e sete décadas depois da fundação da UNIA, ainda é possível dizer que Garvey ocupa um lugar central na luta pela democracia, dignidade e transformação social. (Rupert Lewis and Patrick Bryan, eds., Garvey: His Work and Impact [Mona, Jamaica: Institute of Social and Economic Research, 1988], p. 171)



Nenhum negro em único movimento representou um maior enigma para os estudiosos que é o Redentor Garvey "Redenção Africana". Apesar de muitas idéias de Garvey -- pelo preto orgulho esposado, o desenvolvimento económico, a independência Africana --- não eram originais, mas a maneira na qual ele expressou, sua capacidade incomparável de levar as pessoas a ouvir, se fez diferente. Este talento foi reconhecido cedo por um jornal Oeste Africano:


Há muitos que disseram essas mesmas coisas, mas nenhum deles disse-lhes com tanta força, com franqueza e com um poder de persuasão, como Marcus Garvey. ( Gold Coast Leader, 29 May 1926).


Os historiadores familiarizados com a carreira de Garvey geralmente o consideram como o símbolo por excelência da onda insurgente de nacionalismo Negro que se desenvolveu no período seguinte a Primeira Guerra Mundial.

Apesar de ter nascido na Jamaica, Garvey conseguiu seu maior sucesso nos Estados Unidos. Ele fez isso apesar das críticas de muitos líderes Afro Americanos, e da oposição secreta dos Estados Unidos Departamento da Justiça e da Bureau of Investigation (precursora do FBI). Quando jovem, Garvey havia conseguido alojamento e rejeitou o protesto político, defendendo a lealdade ao governo colonial estabelecido. Seus pontos de vista, no entanto, sofreram uma transformação radical logo depois de chegar nos Estados Unidos em 1916. O surgimento do novo movimento radical Negro, que forneceu a matriz cultural e política do célebre Harlem Renaissance, em grande medida em paralelo com Garvey e seu pós-Primeira Guerra Mundial, a "Redenção Africana" em movimento.


Garvey estabeleceu a primeira filial americana da UNIA em 1917 - 1918, no meio da migração em massa dos negros do Caribe e da América do Sul para cidades do Norte. Foi também um momento de despertar político em África e no Caribe, para a qual Garvey encorajou vigorosamente a exportação de seu movimento. Na era do global despertar negro após a I Guerra Mundial, Garvey emergiu como o mais conhecido, o mais controverso e, para muitos, o mais atraente de uma nova geração de líderes de Novo Negro. O deputado Charles Rangel, de Nova York afirmou que "Garvey foi um dos primeiros a dizer que, em vez de negritude ser um estigma, que deve ser uma fonte de orgulho" (New York Times, 05 de abril de 1987).




Negras expectativas despertadas pela participação na I Guerra Mundial foram frustradas pela violência racial da guerra e os anos do pós-guerra, a decepção evidente em muitas comunidades negras em todo os EUA, África e do Caribe, Garvey permitido a ter dezenas de lideranças locais para o seu lado. Suas idéias nem sempre foram rigorosamente compatívéis com Garvey, mas a sua simpatia com os seus temas de "Redenção Africana" e o apoio dos Negros foi fundamental para a obtenção de um movimento de grande corte transversal na sociedade Afro-Americana. Da mesma forma, a mensagem de Garvey foi aprovada por uma ampla seção transversal de africanos educados e semi-alfabetizados e das Índias Ocidentais com fome de alternativas para o regime branco e opressão.


O pós - I Guerra Mundial foram anos, portanto, um momento em que um número crescente de africanos e nas indias ocidentais estavam prontos para a mudança. Na maior parte dos territórios coloniais, os africanos, como os Afro-Americanos, ficaram desapontados quando as alterações esperadas no pós-guerra não se concretizaram. A mensagem Garveista se espalhou por marinheiros, em trabalhadores migrantes e agentes de viagem da UNIA, bem como as cópias de seu jornal, Mundo Negro, passou de mão em mão.




No Caribe, o que foi denominado de "fenômeno Garvey" resultou de um encontro entre a tradição altamente desenvolvida da consciência racial na comunidade Afro-America, e é a aspiração das Índias Ocidentais rumo à independência. Era o ideal do Caribe de auto-governo, desde que Garvey com seu vocabulário de independência racial. Além disso, Garvey com combinadas aspirações sociais e políticas dos povos do Caribe com o evangelho popular norte-americano de sucesso, que se converteu por sua vez em seu evangelho de orgulho racial. Garvey assim apareceu no Caribe como uma doutrina que propõe soluções para os problemas individuais de subordinação racial e dominação colonial.


Até o início dos anos 1920 a UNIA podia contar filiais em quase todo Caribe, e países sub-Saara Africano. O Mundo Negro foi lido por milhares de seguidores ansiosos por todo o continente Africano e em todo o arquipélago caribenho. Apesar de Caribenhos e dos Africanos Garvey pode não ter reunido em um único movimento, seus diversos seguidores adaptaram uma estrutura maior para atender suas próprias necessidades e culturas locais. É precisamente isto que faz Garvey e da UNIA tão relevante no estudo do processo de descolonização na África e no Caribe.


Como se na confirmação do sucesso com o qual Garvey se implantou em vários contextos sociais, quando Garvey propôs-se visitar a África e no Caribe em 1923, nervosos os governadores coloniais europeus se juntaram ao recomendar que a sua entrada em seu território seria banida. Muitos modernos líderes nacionalistas do Caribe reconheceram a importância de Garvey em suas próprias carreiras, incluindo Albert T. Marryshow de Granada, Alexandre Bustamante, William S. Grant, Smith JAG, e Washington Norman Manley da Jamaica, e Capitão Arthur Cipriani, Uriah Butler, George Padmore, CLR James de Trinidad.




Antes de Garvey e da UNIA um projeto de Documentos foi criado, a única tentativa para editar discursos e escritos de Garvey,  foi o Filosofia & Opiniões de Marcus Garvey, uma apologia propagandística compilados em dois volumes sucessivos no início de 1920 por sua segunda esposa, Amy Jacques Garvey. Como Lawrence Levine observa: "É sempre prudente confiar demasiado exclusivamente em uma coleção editada por assunto, especialmente à luz das indicações recentes de que Garveys alterando uma série de discursos e artigos para se conformar com a sua visão" (Levine, op . cit.). Embora a filosofia & Opiniões serviu para pleitear um processo legal de Garvey, eles também criaram uma imagem distorcida da politicamente distorcida da UNIA, uma imagem que por um longo tempo foi seriamente afetada.


Neste contexto, Marcus Garvey e UNIA Papers fornece uma descrição completa e objetiva do movimento e de seu líder, como ele relata que o movimento atingiu uma dimensão global, despertando a consciência política dos povos Africanos e do Caribe para os objectivos racial para determinação e independência nacional.


Fonte: [http://www.africawithin.com/garvey/garvey_unia.htm]

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